O rei Acabe sua esposa fizeram o que era mal aos olhos de Deus; então Deus enviou o profeta Elias, e disse:
"Eis que trarei o mal sobre ti, arrancarei a tua posteridade e exterminarei de Acabe a todo do sexo masculino, quer escravo, quer livre, em Israel. Também de Jezabel dentro dos muros de Jzeel." (I Reis 21. 21)
Deus se entristeceu muito e se indignou, contra Acabe e Jezabel, pois para adquirirem a propriedade armaram uma cilada contra o proprietário Nabote e o mataram. Quando Acabe ia tomar posse daquela propriedade, chegou o profeta Elias.
Deus prometeu exterminar todos do sexo masculino de Acabe, pois nessa época, quando um casal estava para ter o seu filho o prazer do pai era que o primeiro filho fosse homem. Nessa época, não era apenas pelo machismo de ter um filho igual ao pai, mas uma necessidade, para poder dar continuidade a tudo aquilo que um pai, com muito esforço conquistou. Quando o rei morria, quem governava em seu lugar era o seu filho, o príncipe, que era honrado com a coroa. Quando Deus falou que iria exterminar todos do sexo masculino, Deus falou para o rei Acabe que o seu reinado iria ter fim. Da mesma forma que Nabote Morreu, eles iriam morrer - apedrejados - e os cães lamberiam o seu sangue.
Quando o rei Acabe ouviu isso ficou muito preocupado, pois que é que o tinha amaldiçoado? Foi uma pessoa? Um Feiticeiro? Uma pessoa que serve aos demônios? Quem amaldiçoou o rei Acabe foi Elias? Ou foi o próprio Deus? Quando alguém almadiçoa uma pessoa ou até mesmo diz que fez um trabalho contra essa pessoa e amaldiçoado a sua vida, muitos se preocupam. Ou quando alguém vai ao médico e ali é diagnosticada uma doença irreversível, e o médico fala que não tem mais jeito, a pessoa chega a ficar desesperada. Ou ainda isso acontece quando uma pessoa chega feliz para trabalhar, logo na segunda-feira de manhã, e ela recebe a notícia de que está despedida.
Então as pessoas que ficam deprimidas, choram... Outras até têm um infarto ou desenvolvem alguma doença, o seu sistema nervoso é afetado... É a preocupação por ter recebido uma notícia ruim. E as pessoas se perguntam: "E agora, o que vai ser de mim? E agora? Os índices de desemprego só têm aumentado e eu posso não conseguir um emprego bom como este..." É um desespero!
“Mas imagine quando o próprio Deus diz:” A partir de hoje você não será mais bem sucedido, não terá mais êxito no que fizer”. Isso acontece porque a vida dessa pessoa está ali, nas garras de satanás. Deus pode ajudar e socorrer. Quando na sua vida alguém manda uma maldição, Deus pode reverter essa maldição. Sim, Ele pode! Quando na tua vida tudo está dando errado, o próprio Deus reverte àquela situação. Mas e quando o próprio Deus, assim com fez com Acabe, diz que a partir de hoje trará o mal sobre você?
Você se pergunta: "Será que essa situação que estou vivendo é porque tenho desagradado a Deus? E agora?"
O rei fez o que muitas pessoas têm que fazer quando entristecem a Deus.
Muitas pessoas que têm passado por dificuldades nem imaginam que aquela situação terrível que está vivendo é por causa do pecado ou desobediência à Palavra de Deus, porque acham que têm que servir a Deus do jeito que quiserem. Mas não é assim, por que... Quem é servo? E quem é Senhor? Deus é o seu servo? Ou você é o servo d'Ele? Nós é que somos servos, então temos que nos adaptar á vontade do nosso Deus. Quando o rei ouviu a maldição de Deus, fez algo que chamou atenção d'Ele...
“Tendo Acabe ouvido essas palavras, rasgou as suas vestes, cobriu com pano de saco o seu corpo e jejuou; dormia em panos de saco e andava cabisbaixo." (I Reis 21.27)
O rei rasgou. Ele andava ali com uma coroa, que representava a honra, também autoridade, andava com uma capa, uma estola real, que representava a prosperidade. As suas vestes eram de púrpura e tecida finos e ainda havia pó de ouro para decorar as suas roupas, que representavam toda riqueza. O rei andava com um cetro, um bastão, que representava também autoridade, todo poder de um rei. Este homem, era a maior autoridade da época e Deus falou que iria remover o reino dele, todo poder, riquezas e honra aos olhos humanos teriam de ser abandonadas. Ele pensava que aquilo não ia acontecer com ele, como muitos nos dias de hoje acham.
Você sabe que existem pessoas que são tão bem sucedidas financeiramente, que elas acham que não precisam de Deus, acham que é impossível ir à falência, porque conquistaram uma empresa multinacional e têm crescido. Ou porque têm uma conta bancária com um saldo de milhões, bilhões. Ou porque adquiriram muitos imóveis, mansões. Esse rei, aos olhos humanos, não queria dar ouvido à voz de Deus, pois era a pessoa mais bem sucedida daquele lugar.
Mas com Acabe foi diferente, porque quando se deu conta que era o próprio Deus que falara com ele, ele se entristeceu por causada atitude que ele e sua esposa tiveram. Então ele se humilhou, rasgando as suas vestes, se cobrindo com pano de saco e andando cabisbaixo. Pense comigo... Como era a postura do rei antes desse acontecimento? Ele andava todo altivo cheio de si, com seu cetro e sua capa toda bonita e com sua cabeça erguida cheio de prepotência, por onde ele passava as pessoas o reverenciavam, porque sabiam de longe que ele era o rei, simplesmente por olhar para a sua roupa, mas quando ele reconheceu que sem a bênção de Deus ele não poderia vencer e ser bem-sucedido deixou de lado a seu coro, seu cetro, rasgou as suas vestes, se vestiu de pano de saco, e quando as pessoas o olhavam de longe, até se perguntavam "Que é aquele ali? Parece um mendigo!", pois andava triste e cabisbaixo, com a roupa rasgada, e a partir daí ele passou a se humilhar e reconheceu verdadeiramente que não era ninguém, reconheceu verdadeiramente que sem Deus não era nada, não tinha poder, autoridade e nenhuma condição de vencer. As pessoas, ao vê-lo se aproximando, pensavam que ele era um mendigo, mas quando chegavam perto, viam que era o rei mesmo. Ou seja, ele saiu do nível em que estava e se humilhou diante de Deus, pois reconheceu que sem Deus ele não era absolutamente nada...
Isso chamou a atenção de Deus, que então chamou a atenção de Deus, que então chamou a atenção de Elias, e disse
“Então veio a palavra do Senhor a Elias, o tesbita, dizendo: Não viste que Acabe se humilha perante a mim, não trarei este mal nos seus dias..."
Nosso Deus torce pela nossa vitória. A Bíblia diz que Deus é como um pai, quando vê que os filhos estão nos caminhos errados. Ele não vê à hora do filho andar no caminho correto, então o pai chega para ele e diz "Meu querido não é desta forma", mas o filho não dá ouvido, pois se diz maior de idade e acha que já tem condições de se cuidar sozinho. Você, que é uma pessoa mais experiente, sabe que aquele caminho vai levá-lo as ruínas, mas mesmo assim, o filho insiste naquele caminho. “Quando Deus olhou para o rei Acabe e viu que já não havia mais o orgulho naquele coração, não existe mais a prepotência e que realmente se humilhava, reconheceu que dependia do Senhor e se arrependeu, Deus teve prazer de chamar o profeta Elias e dizer:” Você tem visto isso Elias? Você está observando o comportamento de Acabe? as pessoas passam perto dele e ele parece um mendigo, olha lá, orgulho não existe mais naquele coração, não existe mais a prepotência."Veja a felicidade de Deus, a alegria. Você que é pai, já ficou contente com seu filho?
Quando você está sendo pisado por satanás, por um problema que você mesmo ocasionou por causa dos pecados e dos erros, Deus não quer que você continue sendo pisado. Ele não vê a hora de você se arrepender, de se voltar para Ele, de abandonar os caminhos errados. Quando você decide “eu quero esse Deus como meu Senhor e como meu Salvador" e passa a andar nos caminhos Dele, Ele chama ali Jesus e fala: "Não era esse que um dia blasfemou contra a minha pessoa? Não era aquele que estava em caminho errôneo? Olha, é ele mesmo que está na indo na Igreja Mundial do Poder de Deus me buscando?" Deus chama o anjo e pergunta:" Não é aquele que estava longe dos meus caminhos? Olha ele está indo na igreja!" Deus começa a preparar um exército de anjos que, juntamente com o Senhor Jesus, já estão ali com as bandejas para lhe servir, entregando a vitória.
Sem comentários:
Enviar um comentário